Demência

O que é Demência?

É a ocorrência de déficit cognitivo e comportamental, representado pela perda progressiva de memória, dificuldade de raciocínio e desorientação. Idade avançada é o principal fator de risco e sua ocorrência aumenta quando mais idoso o paciente. Pode ser causada por deficiências vitamínicas, intoxicações e infecções, podendo em alguns destes casos ser reversível.

Os principais tipos de demência são: demência da doença de Alzheimer e a demência vascular.

Doença de Alzheimer

​É a mais comum doença neurodegenerativa responsável por demência, sendo o motivo de metade dos casos demência. É caracterizada pelo acúmulo de beta-amilóides e proteína tau no tecido cerebral, o que leva a atrofia cerebral progressiva que atinge primeiramente o hipocampo e o lobo temporal mesial e posteriormente o resto do cérebro. Caracteristicamente os sintomas apresentam piora de forma lenta e gradual, como uma rampa, e não existe tratamento para sua reversão. Maiores informações em Doença de Alzheimer.

 Ressonância Magnética

                                                                                    Normal                               Alzheimer

 

Demência Vascular

​É causada pelo ocorrência de múltiplas isquemias cerebrais que ocorrem ao longo do tempo e levam aos sintomas de demência. Caracteristicamente a piora dos sintomas é mais definida, como degraus de uma escada, sendo essa uma de suas principais características. Os fatores de risco para a demência vascular são os mesmos das doenças cardiovasculares (hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo), e seu controle pode evitar a ocorrência ou retardar a progressão da demência. O diagnóstico é feito baseando-se na história clínica do paciente e na Ressonância Magnética, que caracteristicamente exibe sinais de doença cerebrovascular. A ocorrência de isquemias cerebrais em pacientes com Doença de Alzheimer é bastante comum, caracterizando nestes casos uma demência mista.

                                                                                            Ressonância Magnética

                                                                                    Normal                         Demência Vascular

Demência Mista

Este tipo de demência ocorre pela associação da Doença de Alzheimer com a Demência Vascular. A evolução dos sintomas ocorre tanto de forma gradual quanto com episódios de pior mais significativa de forma abrupta. A progressão deste tipo de demência que está relacionado com eventos vasculares pode ser controlada com o controle dos fatores de risco cardiovasculares. Enquanto os sintomas ocasionados pela Doença de Alzheimer progridem lentamente, independente do tratamento.

  Comparação entre a evolução temporal das demências

Dr. Cristian Ferrareze Nunes

Neurocirurgia

* Este texto é meramente informativo e não substitui a consulta com um médico.

alzheimer.jpg
evolução.jpg