Dor Cervical

O que é dor cervical?

Dor cervical, cervicalgia é a dor que ocorre na região posterior do pescoço, ela pode ser restrita a este local ou ter irradiação para os membros superiores.

O que causa a dor cervical?

São diversas as causas de dor, sendo a mais comum as causas musculares relacionadas a má postura ou esforço físico intenso.

 

Como se apresenta a dor cervical?

A maioria dos pacientes identifica um evento desencadeante para a dor, como: esforço físico, longas horas em posição inadequada, trauma cervical.

Preciso fazer exames caso tenha dor cervical?

O diagnóstico da dor é clínico, baseado nos sintomas e no exame físico do paciente. Em geral, na primeira crise de dor, caso não existam fatores de gravidade ou suspeita de outras doenças, não são necessários exames. Caso a dor persista por mais de duas semanas, hajam fatores de gravidade ou as crises se repitam podem ser realizados exames de imagem como raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, de acordo com cada caso.

Quais as opções de tratamento da dor cervical?

Na maioria dos casos a dor cervical tem curta duração e o tratamento com analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia é suficiente para o alívio. Nos pacientes em que a dor cervical se torna crônica ou as crises frequentes o tratamento multidisciplinar é essencial e envolve médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Em casos refratários ao tratamento clínico multidisciplinar podem ser tentadas medidas mais invasivas como as infiltrações da coluna e a radiofrequência, de acordo com cada caso.

Qual o papel da cirurgia na dor cervical?

Tratamento cirúrgico da dor cervical é indicado geralmente quando existe algum fator determinante dos sintomas como hérnia de discodoença espondilótica cervical ou compressão medular. Muitos paciente apresentam dor cervical sem alterações significativas em seus exames, nestes casos o tratamento cirúrgico é ainda controverso.

Dr. Cristian Ferrareze Nunes

Neurocirurgia

* Este texto é meramente informativo e não substitui a consulta com um médico.