Vertebroplastia e Cifoplastia

Tanto a vertebroplastia quanto a cifoplastia são procedimentos minimamente invasivos utilizados para tratar as fraturas da coluna em vértebras torácicas e lombares fragilizadas ou osteoporóticas e podem ser realizados isoladamente ou em associação a artrodese da coluna.

O principal objetivo do tratamento é melhorar a dor, reforçar a estrutura vertebral e recuperar altura do corpo vertebral fraturado.

Estes procedimentos são realizados geralmente sob anestesia geral. O paciente fica em decúbito ventral (deitado de barriga para baixo) e é utilizado Raio-X durante todo o procedimento para localizar a vértebra e guiar o cirurgião. É realizado um pequeno corte 0,5-1 cm, uni ou bilateral, por onde é introduzida a cânula através do pedículo vertebral até o interior corpo da vértebra.

No caso da vertebroplastia após colocação da cânula no corpo vertebral é injetado cimento óssea (metilmetacrilato) dentro da vértebra. Na cifoplastia, antes da injeção do cimento ósseo um balão é inflado dentro da vértebra, criando uma cavidade onde o cimento ficara alojado. A vantagem da cifoplastia é a menor chance de escape do cimento ósseo para fora da vértebra. 

Em ambos os procedimentos o principal benefício é a redução da dor, que se dá devido ao aumento de temperatura do cimento ósseo dentro da vértebra durante seu processo de endurecimento (reação exotérmica).

O paciente em geral recebe alta 24-48h após o procedimento e, dependendo do caso, permanece com uso de colete para sustentar a coluna. 

É um procedimento bastante seguro, com baixos índices de complicação, sendo que o extravasamento de cimento ósseo para fora da vértebra ou para dentro de vasos é o principal risco.

                              Desenho e esquemático cifoplastia                                                                    Raio-X pós-operatório - branco = cimento ósseo

 

Dr. Cristian Ferrareze Nunes

Neurocirurgia

CRM 42502 (RQE 29922)

* Este texto é meramente informativo e não substitui a consulta com um médico.

Cifoplastia